Estreia na próxima quinta-feira (23) no Museu Oscar Niemeyer (MON) a exposição “Extravagâncias” da artista portuguesa Joana Vasconcelos. Reconhecida pelas esculturas monumentais e instalações imersivas, a mostra levará os visitantes a uma viagem em um mundo mágico, em uma das mais grandiosas exposições já realizadas pelo museu. O destaque é o diálogo de dois trabalhos da artista da série “Valquírias” com a distinta arquitetura do MON. 

Com cerca de 7 metros de altura e 20 de comprimento, a peça única chamada Valquíria Miss Dior, possui diversas cores, formas e texturas numa mescla de crochê de lã feito à mão, tecidos e poliéster. A estrutura da composição fica suspensa por cabos de aço e é iluminada por inúmeros pequenos pontos de leds coloridos. A obra foi instalada no início do ano como cenário no desfile da grife Dior, na Semana da Moda de Paris de 2023 – atualmente o trabalho compõe as vitrines da marca em todo o mundo. 

Na última terça-feira (21), ocorreu a pré estréia da exposição com uma visita guiada pela própria Joana Vasconcelos. Cayo Nilsen, que trabalha com moda, é fã do trabalho da artista: “Já conhecia o trabalho de Joana Vasconcelos pela exibição feita no desfile da Dior, a obra dela é incrível e o desfile foi lindíssimo. Agora com a exposição deste trabalho aqui no MON e com essa visita guiada é claro que eu não poderia perder. Eu adoro o trabalho dela, é muito lindo”, conclui.

“Outro destaque é a Valquíria Matarazzo, que recepciona o público instalada sobre a rampa principal de acesso ao museu, na entrada de visitantes, local nunca antes utilizado como espaço expositivo”, revela a diretora do MON Juliana Vosnika. A obra de 2014 recebeu este nome por ter sido exposta no Antigo Hospital Matarazzo, em São Paulo, durante a mostra de arte contemporânea “Made by…Feito por Brasileiros”, que reuniu trabalhos de 100 artistas nacionais e internacionais.

Com seu início em formato de uma cruz, a artista explicou um pouco sobre a obra: “Valquíria Matarazzo foi feita de propósito para a capela do Hospital Matarazzo, é uma peça feita sob medida em função da arquitetura e em função dos tons pastéis da capela” 

Segundo Juliana Vosnika, a exposição se estenderá por várias áreas dentro do museu: “Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do museu foram ocupados pelo colorido e pela criatividade de Joana Vasconcelos. Instalações e esculturas monumentais extrapolam o espaço e invadem o MON, convidando o visitante a mergulhar num universo jamais criado no Museu “, conclui a diretora.

A diretora do museu anunciou ainda que obras da artista passarão a fazer parte do acervo do MON. “Agora a gente vai ter a felicidade de também de ter uma obra da Joana no acervo do MON. Nós acabamos de adquirir uma obra pelo programa de patronos, então, na verdade, vai ser muito significativo termos uma obra dela no nosso acervo”.

Além das Valquírias, o público poderá ver outras obras da artista portuguesa como Pantelmina e Big Booby, as maquetes dos icônicos Solitário, Castiçais, Gateway, Bolo de Noiva, Máscara e Sapato, além de diversos painéis.

SERVIÇO:

“Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos
Abertura: 23 de novembro de 2023 às 19hVigência: até maio de 2024
Local: Museu Oscar Niemeyer (MON) R. Mal. Hermes, 999. Centro Cívico, Curitiba – PR
Ingressos: R$ 30 inteira | R$ 15 meia-entrada. Entrada gratuita toda quarta-feira