Espaço que cultiva árvores frutíferas é aberto à população. Foto: Amábili Gomes

Por Emanuelle Viana

A Prefeitura de Curitiba inaugurou na manhã desta quinta-feira (27) a terceira Fazenda Urbana da capital, localizada no bairro Tatuquara, próximo à Rua da Cidadania e ao terminal da região. O ambiente busca conectar a população com a produção de alimentos, promover educação alimentar e ambiental e fortalecer a agricultura urbana. Além disso, também resgata os processos e técnicas de cultivo alimentício e adapta essas práticas ao meio em que está inserida.

Dentre as espécies cultivadas – plantas perenes, que têm o ciclo de vida mais longo e se adaptam às diferentes condições climáticas –, estão as árvores frutíferas de araçá, araticum, jabuticaba, laranja lima, mexerica e pitanga. A Fazenda também é composta por araucárias enxertadas, e canteiros de temperos e ervas (medicinais e aromáticas).

O espaço, uma praça aberta para a circulação dos moradores, se diferencia das outras Fazendas da capital. A primeira, localizada no Cajuru, possui o modelo de estações, que inclui pontos de aprendizagem, compostagem, canteiros e cozinha para preparo dos alimentos. Já a segunda, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), se aproxima da atuação de produção comercial de alimentos.

O técnico agrícola Wilians dos Santos Silva explica que a Fazenda se alinha à sustentabilidade. “Um dos primeiros princípios é a permeabilidade do solo, com o espaço de plantio, há mais áreas verdes que permitem a infiltração da água. Junto a isso, tem a questão da polinização: quatro colméias de abelhas nativas, que tem o  propósito de conscientizar a população sobre a polinização e a importância desses animais dentro do ecossistema”, diz.

Ele acrescenta que as Fazendas Urbanas visam apresentar meios para que a população possa produzir o seu próprio alimento. “Você plantando uma hortaliça, uma árvore frutífera, já está produzindo o seu alimento de forma segura, respeitando a natureza e sem destruir aquilo que já existe no ecossistema”, diz. 

De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente das Fazendas Urbanas de Curitiba, Gabriel Dalmazo, a área também funcionará como um ambiente de conexão, ponto de trocas, comércio e aprendizado. “Vai ser um espaço de educação alimentar, de venda e de economia circular e local”, finaliza. 

A inauguração contou com a presença do atual prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) e do ex-prefeito da cidade, Rafael Greca (PSD). Na sequência, foi integrada ao evento a abertura do Restaurante Popular do Tatuquara, sexta unidade municipal, com refeições a R$3,00 e capacidade para servir cerca de 500 refeições por dia.


Editado por Juliana Levandovski