Eventos japoneses, comida japonesa e incentivo à cultura do Japão: é o que a Cenibrac – Casa do Estudante Nipo-Brasileiro de Curitiba- proporciona a seus moradores. A Casa é um departamento do NIkkei – Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba. “Tentamos preservar a cultura japonesa o máximo possível”, assegura Beatriz Rei Amorim, 22, estudante de arquitetura e urbanismo, moradora da Casa há quatro anos. Apesar disso, a Cenibrac não tem exigências quanto à ascendência de seus residentes.
A Casa aceita homens e mulheres e está localizada na Rua Atílio Bório, no Cristo Rei, próxima a Rodoferroviária de Curitiba. Tem capacidade total para 56 moradores e conta com 28 quartos, todos duplos e com banheiro, cozinha coletiva, sala de estudos, salas de TV, laboratório de informática, midiateca e lavanderia.
Os moradores são divididos em 10 departamentos para facilitar a organização e também são feitas escalas das atividades. “Aqui é muito organizado, todos sabem o que está acontecendo”, ressalta Juliana Miashiro de Almeida, 23, residente da Casa há dois anos.
Não é só o espaço para a cultura japonesa que atrai moradores. “Gosto da integração que temos com pessoas tão diferentes, é fascinante”, afirma Juliana. Beatriz reforça a opinião da colega. “Aqui nos consideramos uma segunda família, estamos sempre fazendo coisas juntos”, e acrescenta: “A rede de contatos que fazemos aqui beneficia a todos, não é só amizade, mas também contato profissional”.
Como ingressar na Casa
As entrevistas para ingresso na Casa ocorrem duas vezes por ano e o candidato deve ter os seguintes pré-requisitos: não ter pais morando em Curitiba; não ser casado ou ter filhos; não cursar o último ano de faculdade ou ter um curso superior completo; deve ser estudante de curso superior, curso pré-vestibular ou terceiro ano do ensino médio.
Para mais informações acesse o site da Cenibrac, visite sua página no Facebook ou ligue para o telefone (41) 3262-1912.
Linhas de ônibus
Circular Centro; Aeroporto/Centro; Cristo Rei; Menonitas; Cabral/Portão; Palotinos; Interhospitais; Pinhais/Rui Barbosa; Centenário/Rui Barbosa; Centenário/Campo Comprido.
Outras Casas de estudante
O Jornal Comunicação também conversou com moradores da CEUC, CELU e CEU