sex 07 out 2022
HomeDestaquesHistórias ampliadas: reportagem explora a importância do Teste do Pezinho na...

Histórias ampliadas: reportagem explora a importância do Teste do Pezinho na saúde pública

O procedimento é essencial para o diagnóstico e prevenção de doenças raras

O Teste do Pezinho é um exame que é realizado em uma criança logo depois do nascimento. Tirando sangue do calcanhar do calcanhar, os médicos conseguem detectar possíveis doenças raras do bebê, que podem trazer sequelas para a vida toda se não foram diagnosticadas no período adequado, tornando o procedimento algo essencial para garantir a saúde da criança. 

No entanto, apesar do teste já estar incluso nos sistemas de saúde pública de vários estados do país, alguns locais ainda realizam somente versões incompletas do teste, em vez da ampliada, que detecta mais de 50 doenças. Dessa forma, a luta pela adoção do Teste do Pezinho ampliado em nível nacional se tornou uma causa defendida por organizações e especialistas de todo o país.

Essa batalha é o foco da reportagem online “Teste do Pezinho: uma luta pelo futuro de crianças raras”, produzida pela jornalista Carolina Calixto, onde ela traça um panorama completo do teste, expondo estatísticas nacionais e afirmações de autoridades brasileiras no tema. Além disso, o material também inclui depoimentos de cinco famílias que convivem com crianças portadoras de doenças raras que não tiveram a chance de realizar o diagnóstico precoce.

A reportagem faz parte do trabalho de conclusão de curso em jornalismo de Carolina, orientado pela professora Myrian Del Vecchio e com a plataforma online desenvolvida por Guilherme Zanchettin.

Você pode conferir a reportagem na íntegra pelo link.

NOTÍCIAS RELACIONADAS