Quem faz a vila: mulheres movimentam o empreendedorismo na Nossa Senhora da Luz  

2
Juçara Claudino em sua floricultura na vila Nossa Senhora da Luz. Foto: Kelly Cano

Na Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o empreendedorismo faz parte da rotina de muitas mulheres que encontraram nos pequenos negócios uma forma de sustento e permanência dentro da comunidade. Entre flores, artesanato, bijuterias e comércio popular, histórias de trabalho e adaptação atravessam gerações e ajudam a movimentar a economia local.

Há quase três décadas, Julia Kida mantém uma loja na Vila. O negócio surgiu depois que ela perdeu espaço em uma feira da cidade e precisou encontrar outra maneira de continuar trabalhando. Desde então, transformou a criatividade em ferramenta para seguir empreendendo.

A florista Juçara Claudino também construiu sua trajetória na região. Há 34 anos no comércio, ela começou sem experiência e precisou aprender diferentes funções para manter a loja funcionando. Entre cursos, tentativas e erros, adaptou o negócio às mudanças do mercado e à rotina intensa de quem administra sozinho um pequeno empreendimento.

Segundo a agente de crédito Priscila Almeida, muitos microempreendedores da região acumulam funções para conseguir manter os negócios ativos. Além da administração financeira, produção e vendas, muitas mulheres ainda conciliam maternidade, trabalho doméstico e outras fontes de renda.

Mais do que geração de renda, os pequenos comércios ajudam a fortalecer vínculos comunitários e movimentam a economia da Vila Nossa Senhora da Luz por meio de negócios construídos dentro do próprio bairro.

muitos microempreendedores da região acumulam funções para conseguir manter os negócios ativos.

Priscila Almeida

A reportagem em áudio “Quem faz a vila: microempreendedoras” apresenta as histórias de mulheres que transformaram necessidade em trabalho e persistência em pertencimento. Confira abaixo na íntegra.

Reportagem de Nicole Ribeiro e Kelly Cano.