sáb 20 abr 2024
HomeNewsletter#001 - Nas Entre Linhas

#001 – Nas Entre Linhas

Carta ao Leitor

Esta é a primeira edição da Nas Entre Linhas, a newsletter do Jornal Comunicação, e queremos convidá-lo(a) a embarcar nesta experiência conosco. O material é produzido por estudantes e para estudantes, professores e interessados em temas que vão além dos conteúdos do jornal. Queremos conversar sobre transparência, processos jornalísticos, aprendizados e mostrar que no jornalismo nada é aleatório.

A cada mês traremos um resumo das produções mais interessantes do Jornal Comunicação. E muito mais que isso, teremos entrevistas com autores das reportagens, listas com indicações, dicas e também uma seção dedicada a você, com pesquisas e enquetes.

Esperamos que goste do conteúdo e participe mandando sugestões, críticas ou elogios.

Equipe Nas Entre Linhas

Edição Dezembro

Na primeira edição, convidamos você para conhecer um pouco mais da experiência da estudante Mariana Souza, que está no 3º ano de Jornalismo e escreve para o Jornal Comunicação desde o início deste semestre, ela nos contou sobre como foi escrever a reportagem “A voz de quem está no front: relatos de uma UTI Covid recém-fechada” para a editoria de Saúde.

Acompanhe a entrevista na íntegra aqui.

Indica Aí!

Nessa seção teremos sempre alguma indicação de materiais que conversam com temas da nossa entrevista. Na edição deste mês indicamos:

Depois conta pra gente o que achou!

Destaques do mês

Em novembro, foi lançado o primeiro episódio do podcast “Oca Universitária”, contando com a presença das estudantes Camila Amajunepa e Camila Santos. Com apresentação de Robson Delgado, a conversa foi sobre o pertencimento e a resistência cultural dos povos indígenas. O episódio também aborda sobre a miscigenação dos povos e a invisibilidade da história indígena. Esse papo está recheado de questões importantes.

O podcast pode ser acessado no Spotify.

Ambiente & Sustentabilidade

Programa Paraná Mais Verde visa a arborização rural e urbana. Desde o início da sua atuação o programa já distribuiu gratuitamente mais de cinco milhões de mudas e a previsão é dobrar esse número. Na matéria, assinada pelos estudantes Emerson Araujo dos Anjos Junior, Jully Ana Mendes e Thiago Fedacz Anastacio, você encontra informações sobre hortas comunitárias no Paraná e a correlação com o cenário brasileiro.

Segurança Pública

Guarda Municipal de Curitiba começou a testar câmeras de corpo em abordagens policiais. Seis câmeras estão sendo testadas de forma piloto, e esses equipamentos geram debates sobre privacidade e lógica de funcionamentoNa reportagem assinada por Gabriel Tassi, você acompanha depoimentos de agentes de segurança e entende melhor o funcionamento desse novo item.

Educação

Durante a pandemia muitos países restringiram e dificultaram os deslocamentos para tentar baixar o número de casos e contágio da Covid-19. Porém, essa ação gerou alguns problemas, principalmente para os refugiados e migrantesNa reportagem de Jéssica Blaine você encontra um debate sobre o acolhimento dos imigrantes e refugiados na universidade pública. A matéria também conta com áudios que explicam o projeto Política Migratória e Universidade Brasileira.

Cultura

Setor de Artes, Comunicação e Desing (SACOD) da UFPR abriu um novo curso de Bacharelado, o curso de Produção Cultural. Na reportagem de Isabela Stanga você conhece o novo curso, assim como depoimentos de professores contando sobre a atuação profissional e inscrições para o vestibularLeia a matéria mais acessada do mês (spoiler alert) aqui.

Cidade

Estudantes dos cursos de Comunicação da UFPR criam exposição online de Fanzines. A mostra conta com as produções de dez equipes e, ao todo, 80 alunos (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) participaram das criações. Os temas e estilos são diversos. Conheça os materiais na reportagem de Valkyria Dantas Rattmann

Nas Entre Linhas

Por aqui, teremos sempre uma seleção de dicas inspiradas em algum dos temas abordados na edição. Inspirados pela matéria acima, neste mês separamos algumas dicas para você se aventurar pela arte da criação de fanzines. Então vamos lá:

5 Dicas para você montar uma fanzine incrível

1. Escolha um tema que você tenha conhecimento ou tenha interesse em conhecer mais e pesquise o quanto puder sobre ele
  2. Busque algumas referências visuais que lhe agradem. Com elas em mente você pode criar uma identidade visual só sua, que misture essas inspirações;
  3. A sua fanzine pode ser feita manual ou digitalmente, aliás, a fanzine digital tem se tornado bastante comum, mas garantimos que a experiência do fazer manual também é muito interessante!;
  4. Capriche nas artes na hora da criação. A fanzine permite que o criador ouse, mas busque manter uma paleta de cores, padrões nas fontes utilizadas, além de fontes de fácil leitura para textos longos;
  5. Por último, mas tão importante quanto os demais: preze pela qualidade de escrita nos textos. Uma identidade visual bonita é importante, mas um bom conteúdo escrito também é imprescindível.

Mais lidas

No mês de novembro, as matérias mais lidas no Jornal Comunicação foram essas:

1. UFPR abre curso de Produção Cultural no Setor de Artes, Comunicação e Design
  2. Mercado de arte usa NFTs para atrair colecionadores
  3. Conheça cuidados para começar praticar corrida

Agradecemos pela leitura!

Equipe

David Perez Milani é estudante de Relações Públicas e idealizador da NewsLetter.

Gabrielle Cordeiro é estudante de Relações Públicas e idealizadora da NewsLetter.

Nas Entre Linhas
Newsletter do Jornal Comunicação.